Você sabe o que é um sindicato?

A palavra sindicato tem origem na expressão francesa syndic e significa “representante de uma determinada comunidade”. Mas, a melhor definição de sindicato é de autoria dos sociólogos e ativistas sociais ingleses Beatrice e Sidney Webb: “união estável de trabalhadores e trabalhadoras para a defesa de seus interesses e implementação da melhoria de condições de vida”. União, solidariedade e consciência de classe são os pilares que fazem parte de construção do conceito de sindicalização. O trabalhador adere ou se filia a ela com o objetivo de somar esforços na defesa e promoção de seus interesses sociais, econômicos, políticos, culturais e profissionais.

 

Por que filiar-se ao sindicato?

O sindicato é o agrupamento estável de vários profissionais, que convencionam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos em comum, para assegurar a defesa e a representação, com vistas a melhorar suas condições de vida e trabalho. O sindicato possui um fim permanente, buscando a defesa dos interesses dos próprios filiados e constitui uma representação legal constitucional (artigo 8°, inciso III, da CF) de todos os membros da profissão para a qual foram constituídos e que, conforme infere-se do artigo 513 da CLT, possuem como prerrogativas, dentre outras, a de celebrar convenções coletivas ou acordos coletivos com empregadores, também o sindicato dos empregados assegurara a defesa e representação dessa profissão para melhorar as suas condições de trabalho. E mais, atenua a inferioridade da condição econômica e coloca o servidor em plano de igualdade com a administração pública para a ação e negociação coletivas.

O sindicato existe essencialmente porque cumpre uma função protetora ou defensiva do interesse dos trabalhadores, ou seus representados. A sua sobrevivência, então, depende em boa parte de essa função ser percebida como necessária pelos filiados, assim como de ser bem executada pelo sindicato. Isso significa dizer que os servidores devem visualizar na figura do sindicato uma forma de fortalecimento perante o poder dominante, de forma que pretendem fazer valer seus direitos por intermédio desses líderes sindicais, que irão prontamente reivindicar os anseios da categoria.

 

 

Como se filiar?

Preencha a ficha de filiação clicando no botão abaixo, em seguida encaminhe a original assinada ao setor administrativo do Sindsemb.

OBS: Na ficha de filiação, o campo ‘Nome Social’ deve ser preenchido apenas nos casos em que a pessoa não se identifica com o seu nome por uma questão de identidade de gênero.

 

 

Qual o custo da mensalidade?

Ao se filiar, o servidor contribui com 1% do bruto da sua remuneração retirando apenas o transporte e alimentação,  descontado mensalmente em seu contracheque.

 

 

Benefícios

 

•          Autonomia nas discussões de pauta em assembleia dos interesses dos servidores filiados, participando da aprovação ou não dos atos administrativos

•          Disputar eleições para a diretoria ou conselho deliberativo e participar dos processos decisórios.

•          Assessoria Jurídica e acompanhamento de processos relacionados aos direitos de servidor

•          Descontos e condições especiais em empresas e lojas conveniadas

•          Adesão ao plano de saúde e odontológico Unimed para filiados e familiares

•          Eventos realizados pelo sindicato

•          Capacitação e palestras promovidas ou apoiadas pelo sindicato

•          Adquirir consignados com condições especiais

•          E outros benefícios

 

 

Venha fazer parte da família Sindsemb, ingresse nessa luta pela melhoria do funcionalismo público em Barreiras.

 

Sindsemb 14 anos. Juntos somos mais fortes!

Fechar Menu