Presidente do SINDSEMB, Carmélia da Mata participa de capacitação aos vigilantes e porteiros escolares do município

Presidente do SINDSEMB, Carmélia da Mata participa de capacitação aos vigilantes e porteiros escolares do município

Um sábado totalmente voltado para capacitação, troca de experiências e aprimoramento no comportamento profissional marcou este fim de semana, para os vigilantes e porteiros que fazem vigilância das escolas da rede municipal. A capacitação foi uma solicitação do SINDSEMB a Secretaria Municipal de Educação, reforçando o pedido principalmente após a tragédia na escola de Suzano (SP) que vitimou servidores e estudantes.
A 1ª Formação de Vigilante Escolar da Rede de Ensino aconteceu no sábado(23), nas dependências do Auditório da SMECEL no antigo Shopping, e reuniu mais de 135 servidores, que estão lotados nas escolas da zona urbana e rural. O objetivo era munir os vigilantes com informações sobre atuação no dia a dia, relações interpessoais, segurança pessoal e patrimonial, medidas protetivas no ambiente escolar facilitando a identificação comportamentos perigosos ou tentativas de atos de violência. 
A presidente Carmélia foi uma das palestrantes, e com linguagem clara e específica tratou do tema “Contribuições Legais inerentes a função do Vigilante Escolar”, falando sobre direitos e deveres dos servidores, o trabalho em equipe e a importância do trabalho desses profissionais para a comunidade escolar.
” Foi um sábado proveitoso, encaminhamos essa solicitação a Secretaria de Educação, porque sabemos da necessidade de acompanhar os profissionais em seus postos de trabalho. O projeto a capacitação foi realizado em parceria com a professora e coaching Márcia Rasia, e tivemos a oportunidade de conversar, levar informações e ações importantes que ajudarão os vigilantes no dia a dia”, disse a presidente Carmélia.  
Ainda fizeram pontuações o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilmar Oliveira sobre a conduta profissional e preservação patrimonial. O Policial Militar, SD Ferreira, falou sobre  segurança física, coletiva e o que pode ser feito em caso de emergências dentro da escola e durante toda a tarde a coaching Márcia Rasia tratou sobre relações interpessoais e profissionais.