Prefeitura de Barreiras, ouvindo o Sindicato dos servidores, implantará Sistema de EPI’s para a proteção dos servidores municipais

Prefeitura de Barreiras, ouvindo o Sindicato dos servidores, implantará Sistema de EPI’s para a proteção dos servidores municipais

O Sindicato dos Servidores Municipais de Barreiras (Sindsemb) protocolou no mês de setembro, ofícios com demandas para melhoria no ambiente e postos de trabalho dos servidores municipais que trabalham nas salas de Raio X. A aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os profissionais que atuam nestes setores também constava na pauta de reivindicações, além de outras questões relacionadas ao setor técnico de radiologia. Em resposta à solicitação do sindicato, no mês de outubro, a presidente do Sindsemb, Carmélia da Mata, foi recebida na Secretaria de Administração e Planejamento onde foi informada das ações tomadas pela administração acerca do assunto.

Na oportunidade a presidente do sindicato foi surpreendida positivamente, ao tomar conhecimento de que com o objetivo de preservar a saúde física e laborativa dos servidores que por características de suas funções são expostos aos mais diversos riscos necessitando do uso periódico ou eventual de EPI’s, a administração municipal já tinha realizado, no período de seis meses um estudo que identificou quais os segmentos profissionais necessitam de equipamentos de proteção, conforme os riscos apresentados por cada atividade desenvolvida.

“Recebemos com satisfação a confirmação do atendimento à nossa solicitação de aquisição dos EPI´s, que são de uso obrigatório, preservando assim, a boa execução das atividades e protegendo o servidor de acidentes de trabalho. Ruy nos informou que todos os materiais já foram licitados, e agora estaremos acompanhando passo a passo a implementação desse benefício, que entendemos como essencial na melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores municipais. Haverá ainda a realização de vários eventos voltados a prevenção de acidentes e segurança do servidor”, disse a presidente.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho José Ruy, a prefeitura disponibilizará equipamentos de proteção para todas as atividades de risco executadas nos setores públicos. Entram nessa relação itens como luvas, calçados de segurança, botas, capacetes, óculos de proteção, protetor auricular, cinto de segurança, protetores solares, entre outros, em conformidade à norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego. Os equipamentos já estão licitados aguardando apenas a finalização do processo de compra.

“Estamos iniciando a implantação dos EPI´s e EPC´s nos postos de trabalho. Entendemos a importância dessa ação, esta é a primeira vez que são adquiridos EPI´s para todos os setores”, afirmou. Ele disse ainda que, em breve, serão realizadas palestras e seminários com os servidores, de forma sistemática, na intenção de mostrar a importância da utilização dos equipamentos de proteção para redução dos riscos ocupacionais. Durante o processo de entrega dos EPIs serão fornecidas aos servidores, informações sobre o uso e cuidados com os protetores como forma de minimizar qualquer tipo de ameaça ou risco à saúde durante a execução das atividades.